História

Fundada em 28 de Abril de 1981, pelas empresas Plastimar, Tomé & Vaz Pinheiro, Petibol e Siplaçor, a ACEPE - Associação Industrial do Poliestireno Expandido, é uma organização de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que representa a generalidade das empresas portuguesas transformadoras de EPS (cerca de 94% do mercado).

Associada desde 1999 da EUMEPS – European Manufacturers of Polystyrene, a ACEPE tem como objecto controlar e promover a qualidade da marca EPS – Poliestireno Expandido – em Portugal e, implementar uma estratégia de desenvolvimento sustentável do mercado.


Missão & Valores

Através da ACEPE os seus associados procuram obter um nível de notoriedade, representação da indústria e do sector em geral, e a defesa dos seus interesses em particular. Sendo a nossa missão, desenvolver e implementar um conjunto de actividades inerentes à divulgação e promoção das soluções de EPS, das suas qualidades e mais-valias, contribuindo assim para a sua difusão, utilização e sucesso no sector de mercado em que actua.
É neste sentido que desenvolvemos a nossa actividade, orientando as práticas diárias e relações com associados/mercado, por princípios básicos de ética, confiança e responsabilidade social e, a defesa e protecção do meio ambiente.

Ética e Rigor

Desenvolvemos importantes esforços no sentido de conduzir os nossos Associados a uma produção de excelência e qualidade, obedecendo a todas as normas e métodos que regulam o sector.

Responsabilidade e Confiança

É a procura constante pelas melhores soluções e resultados e, por um desenvolvimento sustentável sem comprometer as gerações vindouras, que orienta o trabalho dos fabricantes de EPS e acrescenta mais valor às soluções em EPS oferecidas.

Sustentabilidade e Prosperidade

Em relação directa com o mercado, defenimos objectivos ambiciosos e consistentes, geradores de impacto e valor acrescentado a nível económico, social e ambiental, de forma a assegurar a sustentabilidade num futuro duradouro.



Serviços

Para a execução do seu objecto a Associação presta um conjunto de serviços, designadamente: - Assegurar, controlar e promover a qualidade do EPS fabricado pelos seus Associados. Através da realização de estudos laboratoriais e da cooperação, no campo técnico, com centros de estudos nacionais e estrangeiros;

- Desenvolver campanhas publicitárias e coordenar um conjunto de acções (desde cursos, formações, palestras, reuniões de estudos, conferências, exposições,…), para a divulgação de informação técnica e pública, com vista a divulgar a qualidade do EPS e das suas diferentes aplicações e, a melhorar a imagem da marca e respectiva indústria;

- Trabalhar em proximidade com entidades pedagógicas e formadoras, desde escolas de nível mais básico até aos cursos superiores da especialidade, para o ensino das valências do EPS;

- Incentivar a pesquisa, investigação e desenvolvimento de novas aplicações para o EPS e, novas soluções para aspectos de produção, técnicos, marketing e, especialmente, relacionados com o meio ambiente e a ecologia, promovendo a redução do impacto ambiental do EPS e o desenvolvimento sustentável;

- Acompanhar a aplicação e o desenvolvimento de normas relacionadas com a indústria do EPS e, estimular as entidades oficiais na promulgação das normas de qualidade; - Fortalecer a coesão dos seus associados, disponibilizando e difundindo conhecimentos e informação. E, representar, defender e apoiar junto das entidades oficiais competentes os interesses dos associados e, em particular, da indústria do EPS.