Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente preocupação com o meio ambiente e, em particular, uma crescente exigência para com o desenvolvimento e a construção sustentável.

Na indústria da Construção esta preocupação tem-se traduzido na necessidade de informação precisa sobre o impacto ambiental dos produtos e materiais de construção utilizados. A abordagem mais fiável encontrada para recolher esta informação foi o Life Cycle Assessment (LCA) ou Avaliação do Ciclo de Vida (AVC’s), também conhecido como Eco Balanço. Este método analisa todos os processos envolvidos na fabricação, utilização e tratamento ou eliminação de um produto ou sistema – desde o seu “nascimento” até à sua “morte”.

O EPS (Poliestireno Expandido), enquanto material de isolamento térmico eficiente, seguro e de reduzido impacto ambiental, tem sido cada vez mais reconhecido e preferido a nível ambiental por uma série de factores, incluindo a sua natureza leve, as suas propriedades de isolamento e a sua baixa pegada de carbono.