ua-tour.net

Reciclagem

Menu Sustentabilidade

Enquanto material 100% Reciclável, existem numerosos campos de aplicação para o EPS reciclado. Diferentes eco balanços ecológicos ou Análises do Ciclo de Vida mostram que o EPS tem um baixo impacto ambiental em comparação com outros materiais de embalagem.


A Reciclagem permite transformar o EPS em recursos valiosos e, que de outra forma se tornariam resíduos. Tendo sido várias as organizações e associações de EPS num total de 31 países, entre os quais Portugal, que aderiram ao International EPS Recycling Agreement, com os objectivos de, promover o uso de EPS reciclado na mais ampla gama de aplicações possíveis, trabalhar em modelos internacionais de gestão de desenvolvimento de resíduos de Poliestireno Expandido e, estabelecer uma rede de comunicação e troca de informações sobre a gestão adequada dos resíduos de EPS em estreita colaboração com os fabricantes de embalagens, os produtores de matérias-primas, órgãos administrativos e organizações de consumidores.

Existem quatro possibilidades para reduzir os resíduos de embalagens em EPS, conhecidas como os 4R’s do EPS:

Reduzir 
Consiste na redução dos recursos naturais utilizados. Ao optimizar o design das embalagens, reduz-se o uso de EPS, e assim a carga ambiental e o custo. As embalagens de EPS podem ser utilizadas de muitas maneiras, após o uso original. E Como tal, contribuir para a protecção de recursos valiosos.

Reutilizar
Algumas embalagens de EPS podem ser reutilizadas várias vezes no canal de distribuição, enquanto outras podem ser usadas nalgumas indústrias ao longo de várias etapas do processo de produção/logístico, como p.e. para o transporte interno de peças em linhas de montagem ou logística de refrigerados.

Reciclar
É o reprocessamento de embalagens usadas em EPS para fazer um novo material:
- Triturado para Betão Leve
- Substitutos da madeira ou peças em PS, por extrusão das ‘pelets’ de PS recuperado
- Aditivo como condicionador de solos.

Recuperar
O EPS tem um poder calorífico muito alto, maior do que a de carvão, e pode ser seguramente queimado dentro de unidades de recuperação de energia, ou incineradores, sem emitir gases tóxicos ou prejudiciais ao meio ambiente.

mecanica  recuperacao  residuos  domestica