LCA ou Análise do Ciclo de Vida do EPS

Todos os processos de fabrico produzem um impacto sobre o meio ambiente, seja sobre a forma de consumo de energia e de recursos, emissões atmosféricas, contaminação das águas ou geração de resíduos.

O LCA ou a Análise do Ciclo de Vida (AVC) é considerada o método mais eficaz para avaliar o impacto ambiental total dos produtos durante a sua produção, distribuição, uso e reciclagem, tratamento ou eliminação. E, efectua-se contabilizando a energia que é consumida, a quantidade e o tipo das emissões atmosféricas, a quantidade de água contaminada e, a quantidade de resíduos sólidos gerados por um material, em cada uma das etapas do seu ciclo de vida. Uma ferramenta de avaliação ambiental fiável e vital para alcançar a sustentabilidade e evitar sistemas de avaliação confusos e enganosos.

Especificamente para o sector de construção estão a ser desenvolvidas normas específicas de Declaração Desempenho de Produtos da Construção (EPD), com entrada em vigor a partir de 01 de Julho de 2013, (Regulamento EU 205/2011 de 9 de Março).

Análise do Ciclo de Vida do EPS

A Análise do Ciclo de Vida do EPS demonstrou que durante o seu fabrico, as embalagens de EPS produzem um impacto ambiental significativamente inferior aos produtos alternativos destinados ao mesmo uso, p.e., quando comparado com o fabrico do cartão em termos da contaminação atmosférica e da água, bem como do consumo de energia e da contribuição para o efeito estufa.

Nota: Incluir foto do Ciclo de Vida do EPS

Um estudo realizado em 2001 pela Eumpeps Packaging vem contribuir para os conhecimentos nesta área.

Na tabela, em baixo, compara-se o fabrico do EPS e seus materiais concorrentes sob alguns aspectos importantes do ponto de vista ecológico.

Nota: Incluir Tabela Comparativa