1. A absorção de Água
O EPS não é higroscópico.
Quando imerso em água o EPS absorve apenas pequenas quantidades de água. Devido à sua estrutura de células fechadas e ao facto das paredes das células serem impermeáveis à água, a água fica retida nos poucos espaços entre as células. Tal significa que o EPS volta a secar facilmente, sem perder qualquer das suas propriedades e que os valores de absorção de água diminuem com o aumento da massa volúmica. Ver figura ao lado “Absorção de água por imersão do EPS em função do Tempo”
A importância desta propriedade deve-se ao facto da água deteriorar a capacidade de isolamento dum material isolante térmico. No caso do EPS, devido á sua fraca absorção de água, este mantém grande parte da sua capacidade de isolamento. Verifica-se uma redução do Coeficiente de Condutibilidade Térmica de 3-4% para cada 1% de volume de água absorvido. Ver figura ao lado “Coeficiente de Condutibilidade Térmica do EPS em função do teor de humidade contido”.
2. A Difusão do Vapor de Água
O EPS é permeável ao vapor de água. Esta propriedade é importante, pois permite a difusão do vapor de água pela envolvente dos edifícios. No entanto, o posicionamento da camada de EPS na envolvente e a composição das restantes camadas, isto é, a solução construtiva escolhida, devem ser especificados de modo a evitar uma eventual condensação do vapor de água no material. A permeabilidade ao vapor de água diminui com o aumento da massa volúmica (NOTA: colocar link para a tabela das propriedades do EPS).